Quer se comunicar com a gente? Entre em contato pelo e-mail neumac@oi.com.br. E aproveite para visitar nossos outros blogs, o "Neuza Machado 2", Caffe com Litteratura e o Neuza Machado - Letras, onde colocamos diversos estudos literários, ensaios e textos, escritos com o entusiasmo e o carinho de quem ama literatura.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

RIO DE JANEIRO, 14 DE OUTUBRO DE 2001: EPÍSTOLA AOS HOMENS DO FUTURO

EPÍSTOLA AOS HOMENS DO FUTURO

NEUZA MACHADO


Caros amigos, sexta-feira passada – 12-10-2001 – foi feriado no Brasil Varonil. Comemoramos o dia dedicado à protetora dos brasileses, Nossa Senhora Aparecida, e o Dia das Crianças. Amanhã será um feriado (15/08/2001), também, para a maior parte da população. Os Comerciários e os Professores irão descansar, afastando-se de suas labutas diárias. Como o feriado em honra da padroeira, neste ano de 2001, caiu em uma sexta-feira e o outro será comemorado amanhã, segunda-feira, todos esses privilegiados estão, hoje, em casa, de papoproar, felizes, contentes, ouvindo música, ou assistindo televisão, ou conversando abobrinhas na sala de bater-papo da Máquina Internet. Outros foram viajar, passear com a família, enfrentando o terrível engarrafamento do trânsito, desejosos do ar puro do campo ou do ar puro das regiões banhadas pelo mar. Só voltarão para seus lares e o trabalho diário amanhã, já no final do dia, enfrentando, novamente, o engarrafamento do trânsito, um problema sem solução de nossa realidade caótica. Outros foram assistir a filmes estrangeiros (de outros países) nos cinemas de suas Cidades. Hoje, domingo, com certeza, muitos estarão enfrentando filas imensas, pagando caro pelas entradas, só para se entreterem com os dramas e as comédias dos povos do mundo. Os brasileses adoram, principalmente os mais jovens, os filmes norte-americanos, repletos de ação e emoção.

Ainda, em relação ao longo feriado – quatro dias de folga para a maior parte dos trabalhadores –, quero que saibam o motivo de tal privilégio. O Brasil está enfrentando a pior seca de sua história e, submetidos a uma exigência governamental (governo do FHC), os brasileses estão economizando, desde o mês de junho, energia elétrica. Há uma quota de energia disponível para cada residência, e os consumidores não poderão, em hipótese alguma, extrapolá-la. Estão rezando, e eu também estou rezando, a Deus Nosso Senhor, todos os dias, pedindo-Lhe que nos envie muita chuva. Precisamos de chuva. As águas dos rios, represadas, sustentam as Grandes Usinas Elétricas. Assim, o longo feriadão proporcionará uma grande economia de luz elétrica, segundo fontes governamentais. Na verdade, o dia dedicado aos Comerciários e Balconistas é o dia 30 de outubro. A data foi antecipada por motivo de economia. Quanto aos professores, se bem me lembro, sempre trabalharam no dia 15 de outubro. Amanhã, ficarão em casa... trabalhando, quero dizer, corrigindo provas, preparando aulas, aproveitando o tempo disponível para escreverem suas memórias, ou arrumando a casa, ou jogando a metade da papelada – acumulada em vários anos de trabalho – no lixo, et cetera.

Por falar em professores, estes são os mais desprestigiados de meu tempo. Espero que, aí no Futuro Sem-Muro, os pobres sejam mais prestigiados. Não vou comentar os graus do desprestígio. Se vocês quiserem conhecer as desventuras dos professores, do final do século vinte e início do século vinte e um, ano 2001, façam pesquisas, busquem na História, leiam as narrativas ficcionais dos grandes escritores, enfim, vasculhem o passado, e, com toda certeza, encontrarão os vestígios de tal decadência. Só posso adiantar-lhes que, atualmente, os Bobos da Corte são os professores. Aí, no Futuro, vocês poderão repensar a existência dos Bobos da Corte, desde o aparecimento de tal classe. Pesquisem, meus amigos, os primórdios da civilização ocidental e compreenderão o descrédito que atingiu esta classe, que sempre se preocupou em transmitir preciosos conhecimentos, adquiridos em longos anos de muita reflexão e leituras diárias.

Enfim, são estas as notícias de meu tempo vital. Espero que aí, no Futuro-Sem-Muro, a vida de vocês seja mais tranqüila, com mais dinheiro e fartura de alimentos, sem guerras, sem doenças, et cetera. Que Deus Nosso Senhor os proteja e os faça felizes. Espero que não existam mísseis mortíferos e, de jeito nenhum, bombas atômicas. Espero que as hecatombes desapareçam da face da Terra.

Recebam o meu abraço afetuoso, meus queridos Homens e Mulheres do Futuro!, e também o meu profundo amor. O meu amor chegará até vocês (ultrapassando as barreiras do tempo).

ODISSÉIA MARIA, filha de Antônio Aquileu e Jane Briseides, descendentes de imortais Caçadores de Onças Pintadas e Jaguatiricas Noturnas de Minas Gerais, um mágico território situado na parte Leste do Brasil Varonil.

Um comentário:

  1. Oi, Neuza.
    Vim te deixar um beijinho pelo dia de hoje. :)

    Beijinhos carinhosos

    ResponderExcluir