Quer se comunicar com a gente? Entre em contato pelo e-mail neumac@oi.com.br. E aproveite para visitar nossos outros blogs, o "Neuza Machado 2", Caffe com Litteratura e o Neuza Machado - Letras, onde colocamos diversos estudos literários, ensaios e textos, escritos com o entusiasmo e o carinho de quem ama literatura.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

VII - SOCIOLOGIA DO DISCURSO FICCIONAL


SOCIOLOGIA DO DISCURSO FICCIONAL

NEUZA MACHADO





PRELIMINARES


Por esta perspectiva - Estudos Sociológicos da Literatura -, estimulei-me teoricamente submetida aos conceitos de Lucien Goldmann sobre a sociologia do romance, articulando-os com a minha propedêutica a respeito do narrador em geral e do narrador roseano de A hora e vez de Augusto Matraga. Desenvolverei, de ora em diante, um pensamento decodificador do assunto, porque, como diz o título do prefácio de Goldmann, os estudos ali inseridos são uma “Introdução aos problemas de uma sociologia do romance” não desenvolvida. Sobre sua teoria sociológica do romance, o autor afirma: O conjunto (os três primeiros capítulos) é um resumo dos resultados de dois anos de pesquisa sobre a sociologia do romance (...)[1]. Em virtude desta afirmativa, contemplo-me no difícil encargo de resumir o que já é, em si mesmo, um resumo. Por este lado, cada idéia importa para o reconhecimento do assunto, e não é minha intenção deturpá-lo.

As hipóteses de Goldmann têm como base (ainda hoje confiáveis) as análises teórico-marxistas de George Lukács, inseridas em A teoria do romance
[2], incluindo contribuições teóricas de René Girard, encontradas em Mensonge romantique et verité romanesque.[3] As hipóteses sociológicas de Goldmann partem da idéia de que existe, por um lado, uma homologia entre a estrutura romanesca clássica e a estrutura da troca (permutação) na economia liberal (capitalista) e, por outro lado, existem também certos paralelismos entre suas respectivas evoluções posteriores, ou seja, uma semelhança entre a estrutura do romance clássico e a estrutura da troca na economia liberal, porque existe a relação entre romance como gênero literário e a estrutura do meio social, em que esta forma de narrativa se desenvolveu (a moderna sociedade individualista).

Fundamentando-me nestas teses sociológicas de Goldmann, permiti-me construir o meu pensamento central a respeito do narrador em geral e do narrador roseano de A hora e vez de Augusto Matraga.

Teoricamente, esta narrativa de Guimarães Rosa não se enquadra no que se concebe por romance ou conto (a narrativa já foi conceituada algures como pequena novela). Minha formação de base semiológica (semiologia literária centrada na comunicação como parte integrante da História) permite-me aproximá-la aos conceitos de Goldmann, porque observo todas as variantes da ficção moderna (a partir da Era Moderna) por uma mesma denominação, ou seja, simplesmente como narrativas ficcionais.

Goldmann teoriza a partir de Lukács e Girard. Reportando-me a Lukács, detenho-me em uma sua assertiva: o romance é a epopéia de um mundo sem deuses
[4]. O romance se liga, de certa forma (e o autor nos prova tal ligação), à matéria épica. Pelo postulado da Teoria Literária, o romance jamais será considerado como literatura épica, uma vez que se formaliza em prosa, mas Lukács tem razão, porque sempre se visualizará nos textos autenticamente ficcionais a inclusão de matéria épica (não me refiro à forma e sim à matéria), incluindo também as matérias lírica e dramática. Em verdade, o romance é um autêntico fenômeno da Era Moderna, um gênero criado a partir da narrativa em prosa transmutativa (ficção paradigmática). Mesmo assim, o raciocínio circular-transmutativo impede que se reneguem as contribuições do passado: não há forma literária nova que não tenha suas raízes nas formas que a precederam, e, segundo minhas próprias deduções, não há crítica literária nova que não se estruture a partir dos pensamentos de críticos precedentes.

Para Georg Lukács:

Entre epopéia e romance — as duas objetivações da grande literatura épica — a diferença não se deve às intenções íntimas do escritor, mas aos dados histórico-filosóficos que se impõe à sua criação.

O romance é a epopéia de um tempo em que a totalidade extensiva da vida não é já dada de maneira imediata, de um tempo para o qual a imanência do sentido à vida se tornou problema, mas que, apesar de tudo, não cessou de aspirar à totalidade.
[5]

Em Goldmann, o romance

É a história de uma investigação degradada (segundo Lukács: demoníaca), pesquisa de valores autênticos num mundo também degradado, mas em nível diversamente adiantado e de modo diferente.
[6]

Para Goldmann, o romancista, que é de certa forma um cronista de seu tempo, apreende a problemática social que afeta o seu momento histórico. Cabe ao sociólogo separar as várias tonalidades desta realidade que, por sua vez, está degradada pela ótica do Artista literário (cúmplice involuntário, ou voluntário, de um mundo de aparências). O sociólogo se interioriza, investigando, até descobrir o núcleo problemático da obra, na busca de valores autênticos de um mundo onde esses mesmos valores estão também degradados, camuflados, vendo-se na superfície somente valores falsos. Assim, será necessário ─ sempre ─ uma investigação profunda para que se descubra a essência desses valores. O romance é um gênero épico caracterizado (...) pela ruptura insuperável entre o herói e o mundo.
[7] Pela ótica dos semiólogos da literatura, o romance não pertence ao gênero épico, se adéqua ao ficcional, mas esta conceituação surgiu depois de Lukács, portanto, não me vejo impedida de o citar, alertando aos leitores desta minha propedêutica para que façam conscientemente uma revisão do assunto. Entretanto, não desejo desmerecer os estudos de Lukács, pois possuo a convicção de que a crítica literária não fica estagnada em um determinado período da história do homem. Os conceitos estão fadados a modificações; o que hoje se ensina como certo, amanhã poderá ser contestado. Tomo a liberdade de substituir a palavra “gênero”, inserida na citação acima, pela palavra “matéria épica”, de acordo com os preceitos semiológicos, ou mesmo substituindo-a pela palavra “essência épica”, pelo ponto de vista da fenomenologia, se penso desenvolver aqui um estudo interdisciplinar. De qualquer maneira, retomando do ponto de onde parei, depois desta minha digressão, não pretendo discordar de Lukács, pois são os seus pensamentos (pioneiros) que me permitem dar continuidade aos pensamentos críticos atuais dos teóricos da literatura. Enfim, segundo Goldmann, encontra-se em Lukács uma análise da degradação do herói e da degradação do mundo. São estas duas degradações que devem engendrar, simultaneamente, uma oposição constitutiva e uma comunidade suficiente para permitir a existência de uma forma épica.[8]


[1] GOLDMANN, Lucien. A sociologia do romance. 2.ed. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1976: 7
[2] LUKÁCS, George. In.: GOLDMANN (1976)
[3] GIRARD. In.: GOLDMANN (1976)
[4] LUKÁCS, Georg. Teoria do romance. Lisboa: Presença, 1962: 100
[5] Ibidem: 61
[6] GOLDMANN (1976): 9
[7] LUKÁCS. In.: GOLDMANN (1976): 9
[8] Ibidem


MACHADO, Neuza. O Narrador Toma a Vez. Rio de Janeiro: NMachado, 2006. (ISBN 85-904306-2-6)

Nenhum comentário:

Postar um comentário