Quer se comunicar com a gente? Entre em contato pelo e-mail neumac@oi.com.br. E aproveite para visitar nossos outros blogs, o "Neuza Machado 2", Caffe com Litteratura e o Neuza Machado - Letras, onde colocamos diversos estudos literários, ensaios e textos, escritos com o entusiasmo e o carinho de quem ama literatura.

domingo, 14 de março de 2010

BACHELARD: O TEMPO SUSPENSO ENTRE O ANTES E O DEPOIS


BACHELARD: O TEMPO SUSPENSO ENTRE O ANTES E O DEPOIS

NEUZA MACHADO



O repouso ― para Bachelard ― não se traduz por um estado de quietude, é antes um direito do pensamento (é um direito e condição que adquire o indivíduo que tem consciência de seus pensamentos). Desse modo, ao invés de se deixar dominar por momentos distensos, esse indivíduo coloca sua inteligência singular a serviço de fervilhantes e intensas especulações. O repouso fervilhante acrisolaria pensamentos díspares, que seriam posteriormente ordenados e julgados pela consciência pura.

Em estado de repouso fervilhante (repouso este sentido no nível da realidade temporal), Bachelard pensou a questão da duração das coisas e seres dentro do tempo. O filósofo, em estado de repouso fervilhante, reexaminou inicialmente a questão do espírito, lembrando-se de que, ao lado dos que afirmam (acreditam) as ações do espírito, há também os que as negam. Repensando a questão do espírito, pensou a questão da duração: a idéia de um tempo positivo, pleno, linear, cheio, completo não o satisfazia. Se ele podia considerar as ações negativas e positivas do espírito como igualmente importantes, poderia considerar também as ações negativas e positivas do tempo como igualmente importantes. Com base em tais questionamentos, passou a admitir a necessidade de fundar uma dialética do ser (existência) na duração.

Exercitando-se filosoficamente, sob o predomínio da meditação ativa, esvaziou o tempo vivido dos excessos, seriou os diversos planos de fenômenos temporais e percebeu posteriormente (depois do repouso fervilhante) que esses fenômenos temporais não duravam todos do mesmo modo. A idéia de um tempo único correspondia a uma visão de conjunto imperfeita à diversidade temporal dos fenômenos. Percebeu a ausência de sincronismo entre a passagem das coisas e a fuga abstrata do tempo e, examinando a fenomenologia da duração internamente, observando todos os seus planos temporais por um único ponto de vista analítico, apreendeu uma dualidade de acontecimentos e intervalos e concluiu, depois da meditação, que uma duração não é plena e contínua, ao contrário, fervilha de lacunas, se observada no detalhe de seu curso.

Evidentemente, Bachelard rejeita a tese da continuidade temporal, desenvolvida por Henri Bergson. E aproveitando-se do fato de que Henri Bergson postulou a idéia do nada em contraponto ao pleno, procurou recuperar o equilíbrio (uma espécie de plano de interseção) entre a passagem do ser ao nada e vice-versa.

Essa procura de recuperação do equilíbrio originou uma tese de base indispensável para alicerçar a alternativa entre o repouso e a ação, ambos em oposição. Para que esta tese obtivesse crédito, baseou-se numa concepção dialética da duração, solucionando com isto, inclusive, e além do esperado, sérios problemas colocados pela causalidade psicológica, ou seja, a origem ou motivo de problemas psicológicos.

Por tais princípios, repensando inicialmente a questão do espírito, pensou posteriormente a questão da duração e a questão do psiquismo. Observou que o psiquismo possui camadas e percebeu planos descontínuos em sua produção. Por exemplo, percebeu que a tão comentada continuidade na eficácia das motivações intelectuais, continuidade esta sempre reforçada pelos psicólogos radicais, não residia exatamente no plano intelectual. A continuidade intelectual estaria no plano das paixões, dos instintos, dos interesses, já que a continuidade, e se há realmente tal continuidade, "não existe nunca no plano em que um exame particular incide".

A continuidade psíquica, para Bachelard, coloca um problema, já que os encadeamentos psíquicos geralmente são hipóteses. A vida complexa é composta por uma pluralidade de durações díspares: ritmos diferentes, durações sólidas e insólitas em seu encadeamento, com potências desiguais em seus segmentos. A continuidade psíquica não seria nunca um dado específico e pleno, ao contrário, comporia sempre uma obra, construída pela pluralidade de durações, sob o lento ajuste das coisas e dos tempos, sob a ação do espaço sobre o tempo e a reação do tempo sobre o espaço e, em tal obra, permaneceria (historicamente) apenas a duração pela razão, tão diferente da duração pelas coisas.

Para Bachelard, a duração verdadeira possui várias formas: a ação real do tempo necessita da riqueza das coincidências, da sintonia dos esforços rítmicos. O ritmo promove um repouso garantido, possibilita o reencontro com os impulsos primeiros; seria, no caminho do ser, a noção temporal fundamental. Assim, os chamados fenômenos da duração seriam construídos com ritmos, ou seja, sistemas de instantes ou acontecimentos excepcionais, que marcam profundamente a vida temporal. Esses sistemas de instantes ou acontecimentos excepcionais sustentariam a regularidade da vida, os aspectos harmoniosos da vida, gerados por pensamentos estáveis e seguros. Por esta ótica, o repouso, como o quer Bachelard, seria uma vibração feliz, curando e desembaraçando a alma das durações malfeitas.

Opondo-se ao pleno bergsoniano, Bachelard sustenta a filosofia da negatividade, provando que uma vida rítmica, sustentada por pensamentos rítmicos e racionais (observar que Bachelard não está preocupado com o aspecto sentimental ou passional da questão), desembaraça a alma das falsas permanências, desorganizando-a temporalmente sob a égide da razão. A filosofia da negatividade direciona os esforços de dissociação até o tecido temporal e, com isto, ilude os ritmos malfeitos, aquieta os ritmos forçados, excita os ritmos langorosos, enfim, busca a síntese do ser no ajustamento do que está por vir, movimentando a vida sensatamente ritmada pelos sons equilibrados da livre intelectualidade.

MACHADO, Neuza. Do Pensamento Contínuo à Transcendência Formal. Rio de Janeiro: NMachado / ISBN: 85-904306-1-8

Nenhum comentário:

Postar um comentário