Quer se comunicar com a gente? Entre em contato pelo e-mail neumac@oi.com.br. E aproveite para visitar nossos outros blogs, o "Neuza Machado 2", Caffe com Litteratura e o Neuza Machado - Letras, onde colocamos diversos estudos literários, ensaios e textos, escritos com o entusiasmo e o carinho de quem ama literatura.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

6.3 - O COLORIDO DO SERTÃO ROSEANO


6.3 - O COLORIDO DO SERTÃO ROSEANO

NEUZA MACHADO



Nesta fase de transição, ainda submetido ao elemento fogo e à perspectiva maravilhada, o Artista-Ficcional recupera a pureza mítica do sertão: o fogo-princípio do início de tudo, o fogo que propiciou a Riobaldo a amar o jagunço Diadorim.

“E estávamos conversando, perto do rego — bicame de velha fazenda, onde o agrião dá flor. Desse lusfús, ia escurecendo. Diadorim acendeu um foguinho, eu fui buscar sabugos. Mariposas passavam muitas, por entre as nossas caras, e besouros graúdos esbarravam, (...)

Por mim, só, de tantas minúcias, não era o capaz de me alembrar, não sou de à parada pouca coisa; mas a saudade me alembra. Que se hoje fosse. Diadorim me pôs o rastro dele para sempre em todas essas quisquilhas da natureza. (...) Diadorim, duro sério, tão bonito, no relume das brasas. Quase que a gente não abria a boca; mas era um delém que me tirava para ele — o irremediável extenso da vida.

E eu — mal de não me consentir em nenhum afirmar das docementes coisas que são feias — eu me esquecia de tudo, num espairecer de contentamento, deixava de pensar. Mas sucedia uma duvidação, ranço de desgosto: eu versava aquilo em redondos e quadrados. Só que coração meu podia mais. O corpo não traslada, mas muito sabe, adivinha se não entende. Perto de muita água, tudo é feliz.

Se eu não tivesse passado por um lugar, uma mulher, a combinação daquela mulher acender a fogueira, eu nunca mais, nesta vida, tinha topado com o Menino?” (Grande Sertão: Veredas).

Bachelard, relendo as idéias dos alquimistas do passado, esclarece que eles consideravam como enganadora a aparência da realidade. Isto porque eles lidavam com os segredos das substâncias. O Criador Literário, conhecedor dos segredos das substâncias de seu sertão ficcional, descobre algo parecido em relação à realidade intuída por ele. A realidade enganadora induz um jagunço a amar um outro jagunço e, ao mesmo tempo, rejeitá-lo, porque o valente sertanejo brasileiro tem plena consciência de seus instintos viris. E, mesmo assim, a realidade engana o personagem ficcional por longo tempo. A realidade enganadora que transformou Maria Deodorina da Fé Bettancourt Marins em Reinaldo, ou Diadorim, o jagunço matador. A realidade engana, mas o coração não.

"Diadorim acendeu um foguinho. (...) Diadorim no relume das brasas": eis aqui o fogo-princípio do coração, crepitante e substancial, exprimindo a pureza do amor diferente; um simples foguinho revelando o verdadeiro amor, o verdadeiro fogo da paixão, denunciando o segredo de um coração que não se engana. No entanto, apesar do fogo transformador, a matéria eleita no princípio do fazer ficcional do Artista está presente e se renova, porque "perto de muita água, tudo é feliz". A água será sempre a matéria essencial (futuramente aliada ao ar), muito além da substancialidade do sertão. A água (e sua profundidade) permitindo a ultrapassagem do visível.

Nesta longa narrativa, o fogo está presente, como elemento de transmutação: fogo-de-amor, de-guerra, de crenças e descrenças; fogo mítico, enquanto revolvimento da terra, miticamente sonhada; fogo mítico transmitindo um calor diferente. Os outros elementos (terra, água e ar) não mostrariam jamais o calor de dois olhares que se cruzam, ou o embate violento de uma luta entre jagunços. As lembranças estão em sua fase acalorada, múltipla, diegética e mimética, sob a força dinâmica do elemento que queima, em suas fases de ternas chamas e grossas labaredas.

MACHADO, Neuza. Do Pensamento Contínuo à Transcendência Formal. Rio de Janeiro: NMachado / ISBN: 85-904306-1-8

Nenhum comentário:

Postar um comentário