Quer se comunicar com a gente? Entre em contato pelo e-mail neumac@oi.com.br. E aproveite para visitar nossos outros blogs, o "Neuza Machado 2", Caffe com Litteratura e o Neuza Machado - Letras, onde colocamos diversos estudos literários, ensaios e textos, escritos com o entusiasmo e o carinho de quem ama literatura.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

7.6 - UMA PERSPECTIVA MARAVILHADA


7.6 - UMA PERSPECTIVA MARAVILHADA

NEUZA MACHADO



“Eu era só mole, moleza, mas que não amortecia os trancos, dentro, do coração. Arfei. Concebi que vinham, me matavam. Nem fazia mal, me importei não. Assim, uns momentos, ao menos eu guardava a licença de prazo para me descansar. Conforme pensei em Diadorim. Só pensava era nele. (...) Eu queria morrer pensando em meu amigo Diadorim. (...) Com meu amigo Diadorim me abraçava, sentimento meu ia — voava reto para ele” (Grande Sertão: Veredas).

“Que vontade era de pôr meus dedos, de leve, o leve, nos meigos olhos dele, ocultando, para não ter de tolerar de ver assim o chamado, até que ponto esses olhos, sempre havendo, aquela beleza verde, me adoecido, tão impossível” (Grande Sertão: Veredas).

Eis o chamado do sertão. Não é muito difícil, agora, compreender os estranhamentos de Diadorim, o jagunço de olhos verdes, diferentes e silenciosos. Aquela beleza verde. Para o sertanejo do passado é impossível possuir novamente o sertão, apesar do chamado que vem de distâncias temporais. Para o adulto citadino, nascido nas Gerais, o sertão da infância encontra-se distante no tempo, suspenso no plano vertical infinito, porque houve um momento de rejeição no passado; no momento, restam apenas as lembranças e recordações.

Aqui faz-se indispensável uma observação: o sertão do passado morre com Diadorim (o sertão em seu aspecto mítico-pagão), mas será ressuscitado na fase seguinte (Primeiras Estórias, Estas Estórias, até o final), pela perspectiva de intensidade substancial infinita, "onde o interior (do sertão) é conquistado no infinito da profundeza para o infinito dos tempos” (Bachelard).

[Falarei, posteriomente, em minha analise e interpretação da narrativa "A terceira margem do rio" (Primeiras Estórias), de um sertão intacto, vivo, irreal, depositado numa canoinha de nada, rio abaixo, rio acima, navegando ao sabor das recordações sem limites].

O Artista intui e antecipa este futuro momento narrativo: "as coisas que acontecem, é porque já estavam ficadas prontas, noutro ar, no sabugo da unha; e com efeito tudo é grátis quando sucede, no reles do momento" (Grande Sertão: Veredas). As coisas acontecem suspensas no instante entre o antes e o depois (propiciando uma terceira margem surreal), no vertical do tempo infinito e solitário. Riobaldo, por ora, copia o seu destino, porque seu Criador, no plano da pura maravilha, descobriu que Diadorim é o sertão e vice-versa, assim como Riobaldo, o cego Borromeu, e todos os outros personagens, inclusive o narrador.

Na meia-detença, ouvi um limpado de garganta. Virei para trás. Só era o cego Borromeu, que moveu os braços e as mãos; feio, feito negro que embala clavinote. Sem nem sei por que, mal que perguntei: — "Você é o sertão?!” (Grande Sertão: Veredas).

No meio da batalha, Riobaldo descobre o lado feio do sertão: o cego Borromeu é feio e representa também o sertão (Diadorim é o lado bonito); o cego inspira medo e nojo, assim como as batalhas sangrentas entre jagunços. O cego não mata, mas os jagunços matam; o sertão mata e morre miticamente (seu aspecto pagão) nos sonhos do Artista, assim como o suave e destemido Diadorim, ou Maria Deodorina, também prestes a morrer num combate extraordinário, mas que ficará vivo no mundo da ficção.

Não ter de tolerar de ver assim o chamado: o sertão chama o Artista mediante as lembranças da infância. Seu interior maravilhoso, colorido, inspira-lhe férteis páginas. As belezas da natureza, os combates entre jagunços (matéria mítica), o Amor maior (matéria poético/ficcional), todas as lembranças e recordações vêm à tona saídos da imaginação maravilhada. A terra do sertão (masculina e feminina) se amalgama aos rios (femininos e masculinos), entrelaçam-se.

E eis uma nova dialética: terra/masculina e rios/femininos e vice-versa. As águas são naturalmente femininas, simbolizando Amor, Maternidade, Encantamento, mas podem também transformar-se em matéria masculina de acordo com a visão de quem as vê. A terra e a água, amalgamadas miticamente, inspiram esta fase roseana, dialética e maravilhada, que levará o Artista, posteriormente, aos cogitos superiores de seus intelecto singular.

MACHADO, Neuza. Do Pensamento Contínuo à Transcendência Formal. Rio de Janeiro: NMachado / ISBN: 85-904306-1-8

Nenhum comentário:

Postar um comentário