Quer se comunicar com a gente? Entre em contato pelo e-mail neumac@oi.com.br. E aproveite para visitar nossos outros blogs, o "Neuza Machado 2", Caffe com Litteratura e o Neuza Machado - Letras, onde colocamos diversos estudos literários, ensaios e textos, escritos com o entusiasmo e o carinho de quem ama literatura.

sábado, 19 de junho de 2010

10.16 - A TEMÁTICA DA ÁGUA


10.16 - A TEMÁTICA DA ÁGUA

NEUZA MACHADO


A água imaginada se sobrepõe à água real. A poderosa sensibilidade do escritor intuiu a criação de um Pai solitário, em sua canoa, navegando em direção à Irrealidade. O Sertão da infância, dentro da canoa das lembranças, singrando as irreais águas da Criação Ficcional.

Bachelard questiona: "Onde está o real: no céu ou no fundo das águas? O infinito, em nossos sonhos, é tão profundo no firmamento quanto sob as ondas”.

Se os sonhos são grandiosos, o real de uma terceira margem será sempre possível. O viver solitário do Pai assume proporções inusitadas no decurso de uma aparente simples narrativa. Uma narrativa que leva a refletir sobre uma margem insólita, situada no infinito dos sonhos primordiais.

Se a realidade do sertão brasileiro do século XX é pobre, o Artista a transforma, envolvendo-a num halo de sonhos, materializando o mágico, eternizando a vida, descobrindo sua face poderosa.

Se a vida do Filho é perecível, a vida do Pai será eterna. Submetido ao encanto do ficcional, o Pai remará para sempre, renovando-se em cada leitor, em cada leitura, em cada geração.

MACHADO, Neuza. Do Pensamento Contínuo à Transcendência Formal. Rio de Janeiro: NMachado / ISBN: 85-904306-1-8

Nenhum comentário:

Postar um comentário