Quer se comunicar com a gente? Entre em contato pelo e-mail neumac@oi.com.br. E aproveite para visitar nossos outros blogs, o "Neuza Machado 2", Caffe com Litteratura e o Neuza Machado - Letras, onde colocamos diversos estudos literários, ensaios e textos, escritos com o entusiasmo e o carinho de quem ama literatura.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

12.5 - UMA ÍNTIMA ESCALADA AOS COGITOS SUPERIORES: A DIALÉTICA DA ALEGRIA E DA TRISTEZA


12.5 - UMA ÍNTIMA ESCALADA AOS COGITOS SUPERIORES: A DIALÉTICA DA ALEGRIA E DA TRISTEZA

NEUZA MACHADO

“As cores são ações da luz, ações e esforços. Como compreender essas cores sem participar de seu ato profundo? (...) E qual é o ato da cor, senão tingir?

Esse ato de tingir considerado em toda a sua força primária, mostra-se de imediato como uma vontade da mão, de uma mão que aperta o tecido até o último fio. A mão do tintureiro é uma mão de amassador que quer atingir o fundo da matéria, o absoluto da sutileza. A tintura vai também ao centro da matéria” (Gaston Bachelard).


Em "As margens da alegria", as cores são ações da luz e estão dinamizadas pelo elemento ar; representam a dialética da alegria e tristeza, revelando ao Leitor os estados emocionais do Menino do interior ao viajar de avião. Este, graças a esta "viagem inventada no feliz", tinha tudo de uma vez, e nada, ante a mente. No decorrer da viagem aérea, ele tinha apenas a luz e a "longa-longa-longa nuvem". Esta viagem inventada saiu da vontade de criação ficcional do adulto, já citadino, e propiciou ao leitor participar também da aventura infantil.

As cores, nesta narrativa, foram criadas por intermédio das ações e esforços do Artista. Sua vontade de ultrapassar os antigos limites narrativos impulsionou sua mão, fazendo-o compreender o estado de espírito do Menino e participar ao mesmo tempo do ato profundo de reproduzi-lo. A natureza, apreendida pela sensibilidade criativa, mostra suas cores de acordo com os sentimentos do Menino, não do narrador. No âmbito do cogito(3), o escritor imita e duplica as emoções da antiga infância, até então adormecidas em sua consciência. O Menino é seu alter ego infantil; é o símbolo de uma infância bem administrada, vivida no reino das emoções maiores.

MACHADO, Neuza. Do Pensamento Contínuo à Transcendência Formal. Rio de Janeiro: NMachado / ISBN: 85-904306-1-8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário