Quer se comunicar com a gente? Entre em contato pelo e-mail neumac@oi.com.br. E aproveite para visitar nossos outros blogs, o "Neuza Machado 2", Caffe com Litteratura e o Neuza Machado - Letras, onde colocamos diversos estudos literários, ensaios e textos, escritos com o entusiasmo e o carinho de quem ama literatura.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

VI - MEMÓRIAS DE CIRCE IRINÉIA: ILUSTRES SOBRENOMES MINEIROS

VI - MEMÓRIAS DE CIRCE IRINÉIA: ILUSTRES SOBRENOMES MINEIROS

NEUZA MACHADO

Saiba, Você!, Meu Trisavô Português, o João Pereira da Cunha, Vulgo João Barba de Argolão, pelo lado paterno, casado com uma mestiça alforriada, muito linda!, a Trisavó Antoninha (era casado mesmo!), era um conhecido de D. João VI, o Príncipe Regente da Coroa Portuguesa (assim está registrado no Anais Orais da Família). Por esse lado paterno, além do “Pereira da Cunha”, coleciono aleatoriamente Muitos Outros Mineiros SobreNomes Notáveis. TamBém, pelo lado materno, Valerosos SobreNomes da Tradicional Família Mineira se destacaram.

Lembro-me de Mamãe se referindo a uma Rua de Minha Cidade Natal — em Minas Gerais —, assinalada com um de nossos iluuuuuustres sobrenomes, afirmando que ali viveu uma grande parte de sua gloriosa família. Mamãe, muito pomposa!, cheia de si!, costumava dizer: “ — Antes desta Rua dos Romanos existir, aqui era a Grande Fazenda da Velha Romana, Tia-Avó de Meu Pai, Emiliano (Emilianno de Brises, pai de minha Mãe Jane Briseides, oriundo do Brises Homérico) Martins Sant’Anna. A Velha Romana era muito rica, mas os herdeiros não souberam conservar a riqueza da família. Assim, afirmava Mamãe! Si vero...

O Emiliano de Brises era o meu Avô Materno, e era também um Grande DesBravador de Mattas Virgens, além de se ter revelado, para a Posteridade Familiar, um Grande Caçador de Onças Pintadas, Jaguatiricas Noturnas e Gatas do Mato.

(Infelizmente, não posso provar o meu tal parentesco com a Velha Romana, apesar da afirmação de Minha Mãe, a Jane de Ogiges Briseides Mamãe. Antigamente, não existia o dever de registrar nascimentos e bens de família).

Nenhum comentário:

Postar um comentário