Quer se comunicar com a gente? Entre em contato pelo e-mail neumac@oi.com.br. E aproveite para visitar nossos outros blogs, o "Neuza Machado 2", Caffe com Litteratura e o Neuza Machado - Letras, onde colocamos diversos estudos literários, ensaios e textos, escritos com o entusiasmo e o carinho de quem ama literatura.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

XXVII - MEMÓRIAS DE CIRCE IRINÉIA: UM SUTIL SENTIMENTO DE REJEIÇÃO

XXVII - MEMÓRIAS DE CIRCE IRINÉIA: UM SUTIL SENTIMENTO DE REJEIÇÃO

NEUZA MACHADO

Com o passar dos anos fui desenvolvendo um sutil sentimento de rejeição contra Jane Mamãe (só hoje me dou conta da rejeição, ao narrar-lhe fatos tão antigos!). O seu jeito de camponesa e suas vestimentas, acrescido do lenço no cabelo, nunca me incomodaram! Tenho um orgulho tremendo de minhas origens. Envergonhava-me de seu gênio, às vezes violento, às vezes melodramático, às vezes choroso; envergonhava-me, sobretudo, de seu desleixo. Hoje sei que Jane Mamãe era uma pessoa enferma e nunca cresceu realmente, permaneceu sempre uma criança poderosa, mimada e enjoada (mas, para aboná-la, houve também as perdas irreparáveis de quatro filhos pequenos). Antoinzinho Papai sempre compreendeu os desajustes mentais de Jane Mamãe e suportou-os, permitindo os seus desmandos. Penso que o relacionamento o satisfez de alguma forma, senão o casamento deles não teria durado mais de cinquenta e cinco anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário