Quer se comunicar com a gente? Entre em contato pelo e-mail neumac@oi.com.br. E aproveite para visitar nossos outros blogs, o "Neuza Machado 2", Caffe com Litteratura e o Neuza Machado - Letras, onde colocamos diversos estudos literários, ensaios e textos, escritos com o entusiasmo e o carinho de quem ama literatura.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

ODISSÉIA MARIA DAS FURIOSAS BANDINHAS DE MINAS GERAIS E DOS SONHOS ALADOS PARA O BRASIL ADORADO DO SÉCULO XX SEM COLORIDO ANIMADO - 1998 / 1999

ODISSÉIA MARIA DAS FURIOSAS BANDINHAS DE MINAS GERAIS E DOS SONHOS ALADOS PARA O BRASIL ADORADO DO SÉCULO XX SEM COLORIDO ANIMADO - 1998 / 1999

NEUZA MACHADO

VIGÉSIMO TERCEIRO CANTO - 3

... as Bandas de Música, de 1960 per acá,
neste Anno Insano de 1999,
já não são parecidas com as Bandas dos Coretos Domingueiros de Outrora de alá,
as Saudosas Furiosas Bandinhas de Música de minha Infância Mineira,
tocando dobrados e valsas vienenses nos Coretos das Ágoras das Pequeninas Cidades do Interior do Brasil Varonil,
encantando as crianças e os adultos também,
e os músicos todos com suas fardas azuis,
com lindos apliques da cor do ouro velho,
e os músicos todos com seus brilhantes instrumentos,
espalhando pelo ar os sons maviosos, orgulhosos,
tocando instrumentos de sopro, flauta doce, saxofone, trombone e pistom,
vários outros instrumentos e et cœtera e tal,
todos acompanhando a batida do bumbo,
é pura emoção, meu Deus dos Cristãos!, recordar isto tudo!,
meu Pai tão amado foi trombonista da Banda de minha Cidade Natal,
tocava marchas e hinos e encantava os habitantes de lá,
naquelas Tardes Distantes dos Annos Cinquenta,
no Antigo Coreto da Ágora Central de Carangola Frajola,
o Antigo Coreto,
um Bello Monumento Que Não Foi Tombado,
mas, infelizmente, foi tombado e quebrado,
aquela Praça defronte à Igreja Matriz,
a Igreja Matriz de Santa Luzia dos Cegos Videntes de minha Carangola Frajola,
a mesma Igreja Católica de meu batizado,
no dia Treze de Julho de um Anno Qualquer dos Annos Quarenta,
meus pais e padrinhos (o Antônio e a Joanna, o José e a Rita) juraram em meu nome qu’eu sempre seguiria os preceitos romanos,
adorando a Deus Pai Celestial sobre todas as coisas,
rejeitando sempre as outras crenças infiéis;
entretanto, todas as crenças acreditam em um Ser Supra-Divino,
e todas elas acreditam também em um Céu Divinal,
acreditam em um Lugar Praláde Especial,
para onde irão os que acreditaram,
e eu não posso atirar pedras nas outras com pedras!,
não acredito que o meu Deus dos Cristãos aprovasse isso, não!,
por isto, respeito as Águas Espirituais de Todas as Fontes Brilhantes;
Compadre Meu Quelemém, aquele Compadre também de Riobaldo Guerreiro, Amigo Sincero de João Cordisburgo dos Guimaranes Poderosos de Portugal, foi quem me ensinou,
ele segue os preceitos de um crente Matias,
mas não deixa de ler os ensinamentos de Kardec,
e de vez em quando vai ao candomblé dos deuses baianos;
mas, quomodo eu ia dizendo,
não fui ao Show Roqueiro, na Praia, no Posto 4 de Copacabana,
não, não vi o meu aluno João bater o compasso de sua banda agitada,
ele é baterista de uma banda de rock dos Annos 90,
o rock foi a trilha sonora de uma geração inteira,
a Geração Barulhenta dos Annos Sessenta e Setenta,
os grandes rockeiros de então hoje são velhos sessentões;
alguns já morreram!;
Pink Loid, a Banda dos Rolls Stone, os Beatles, os rockeiros cabeludos dos Annos Sessenta e Setenta são hoje Cidadãos Mitológicos do Século XX Sem Vinho e Sem Pão;
assim, João Baterista!,
meu Aluno Rockeiro dos Dias Actuais!,
deste Anno Insano de 1999,
vai ficar para outra vez!,
na verdade, meus ouvidos veirotos são sensíveis demais,
não aguentam os estridentes sons das bandas de rock actuais,
os sons violentos e altissonantes são uma chuva de pedras nos meus ouvidos senis,
longe está a década de sessenta de minha mocidade agitada,
quando eu vibrava com os rocks da época,
ouvindo as músicas loucas da juventude de então,
dançando freneticamente a dança dos Beatles,
e eu era jovem, bonita e muito faceira,
dançava, requebrava e pulava, acompanhando o som daquele ritmo infernal,
e foi a época de minha rebeldia, Leitor!,
meu Amado Leitor do Século XXI e Seguintes!...

Nenhum comentário:

Postar um comentário