Quer se comunicar com a gente? Entre em contato pelo e-mail neumac@oi.com.br. E aproveite para visitar nossos outros blogs, o "Neuza Machado 2", Caffe com Litteratura e o Neuza Machado - Letras, onde colocamos diversos estudos literários, ensaios e textos, escritos com o entusiasmo e o carinho de quem ama literatura.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

ODISSÉIA MARIA DO BRASIL ADORADO NO FINAL DO SÉCULO XX ENFORCADO - 1998 / 1999

ODISSÉIA MARIA DO BRASIL ADORADO NO FINAL DO SÉCULO XX ENFORCADO - 1998 / 1999

NEUZA MACHADO

VIGÉSIMO QUARTO CANTO - 2


... Você ainda não nasceu,
e eu estou por aqui,
neste Início de Anno Insano de 1999,
meu Querido Netinho Brasileiro do Século XXI!,
triste e preocupada por ver o meu Brasil Adorado
totalmente Enforcado
nas Malhas Enroladas do FMI
neste Início Insano do Século XX-1999,
mesmo assim, Amorzinho!,
guarde bem as minhas Palavras Aladas,
somente os Iluminados Eleitos Testemunham as Grandes e Invencíveis Mudanças!;
eu fui Abençoada e Assinalada e Iluminada na hora de meu nascimento, acredite!,
um deva mineiro, um brilhante poeta, instalado em um Espaço de Luz,
entre os seres divinos e os pobres mortais,
um deva mineiro magrinho careca e de óculos sussurrou de longe,
lááá em Diamantina de Minas Gerais,
e o sussurro dele chegou até aos meus ouvidos de recém-nascida,
“Vá, Odisséia Maria Ulissiponense da Grandiosa Selva Mineira-Greco-Romana-Portuguesa-Espanhola-Francesa-Africana- Japonesa-Brasilana-Carangolana,
vá apreciar os Incomuns Acontecimentos do Mundo Profundo!”,
vá procurar, entre as Íngremes Montanhas do Oiro de Nossa Terra Natal,
um Sumetume Iluminado e Arejado
para Vosmecê se evadir das Normas Severas
de seus Ancestrais e do Mundo Real, Tããão Irreal!,
para Você Viajar Odisséia!
pelo Espaço Estelar
numa Aeronave de Cores Rosadas Azuladas Argentadas e Douradas,
de Mil Matizes Multicolores,
e isto aconteceu em uma madrugada de Segunda-Feira,
no Mês de Novembro do Segundo Milênio,
com o Sol a 3º (três graus) de Sagitário,
o Nono Signo do Zodíaco Ocidental,
quando o Doiradíssimo Sol Hipermineiro
apontava no Belo Horizonte Faceiro de Minha Terra Natal,
com seus magníficos raios luminosos,
quando a aurora fermosa com seus dedos de rosa surgiu matutina
e o Centauro Quirón Amadeus,
um Velho Habitante das Serras Diamantes of Hinterland de Minas Gerais,
se preparava para percorrer seus vastos domínios,
atirando flechas brilhantes ao Acaso
ou a direção ao Infinito Sem-Fim;
mas, quomodo eu ia dizendo,
somente os Assinalados Abençoados reconhecem os Importantes Grandes Momentos da Humanidade,
oh, maravilha!,
estou incluída entre esses Poucos Ditosos!,
não fui esquecida na hora do meu nascimento, não!,
mesmo nascendo nas Brenhas do Grande Sertão,
nas Serras Of Hinterland de Minas Gerais, óh! meu Rapaz!,
meu Rapaz do Terceiro Milênio da Paz!,
em uma Pequenina Cidade de Minas Gerais,
melhor dizendo, em Santa Luzia do Carangola,
uma Velha Cidade da Época do Esplendor do Café,
proprietária de um velho tupi yekiti’bá centenário,
centenário é pouco para valorizar o rosa yekiti’bá em questão,
talvez ele já exista desde a descoberta do Brasil Varonil,
uns Quinhentos ou Quatrocentos Annos para o jekiti’bá orgulhoso
de minha Terra Natal,
um jequitibá gigantesco,
ele resistiu a um incêndio sem-igual,
incêndio provocado per algum maluco descuidado,
quase acabando com o jequitibá-rosa de quatrocentos anos, Amor!,
mas o Povo da Terra lutou pelo jequitibá varonil,
salvaram o jequitibá glorioso,
o precioso patrimônio do meu povo tradicional,
patrimônio afetivo daquela cidadezinha campestre,
incrustada num Alto de Serra Of Hinterland da Zona da Mata Mineira Guerreira,
Cidade amada idolatrada e adorada por mim;
mas, como eu ia dizendo,
viajo pelo interior de mim mesma buscando recordar-me dos justos valores que nortearam a minha vida aqui nesta Terra de Deus Protector,
dês aquele Longínquo Novembro, Segunda-feira,
quando o Sol hipercarangolense iniciava a sua visita ao signo de Sagitário Cordial Vagamundo,
no Criador Espaço Vazio Bashôniano entre a Noite e o Dia,
quando a aurora fermosa com seus dedos de rosa surgiu matutina,
3º de Sagitário, ascendente em Escorpião ou Sagitário, não sei! Não!,
descubra aí no seu Futuro Sem-Muro Praláde Cristão!,
aplacando a sua Infinita Curiosidade,
óh! Leitor Esotérico do Século XXI e Seguintes!,
sabendo alicantinosamente que esse Leitor do Futuro do Brasil Varonil estará interessado nesta minha Viagem Grumosa e Enrolada,
Vossa Mercê do Brasileiro Futuro Sem-Muro compreenderá e julgará os encontros e desencontros de uma Mulher de Cinquenta,
Sumaca Antiquada dos Mares Revoltosos do Século XX Final Sem Carne e Sem Pão Para os Brasileiros Pobrinhos Cristãos,
no Final do Segundo Milênio de Peixes Brigão,
não s’esqueça das Datas, Irmão!,
Vosmecê sentirá curiosidade em relação a esse meu Período de Tempo vivido aqui nesta Terra de Deus Protector,
em um Momento Brasileiro do Século XX-1999 Muito Conturbado e Belicoso... Horroroso!...

Nenhum comentário:

Postar um comentário