Quer se comunicar com a gente? Entre em contato pelo e-mail neumac@oi.com.br. E aproveite para visitar nossos outros blogs, o "Neuza Machado 2", Caffe com Litteratura e o Neuza Machado - Letras, onde colocamos diversos estudos literários, ensaios e textos, escritos com o entusiasmo e o carinho de quem ama literatura.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

DE VOLTA PARA O PASSADO: CARANGOLA - RUA DOS ROMANOS - 1


DE VOLTA PARA O PASSADO: CARANGOLA - RUA DOS ROMANOS

NEUZA MACHADO

Há poucos dias, pesquisando na Internet os sites de minha cidade natal — Carangola, MG (visualizar a foto da Rua Santos Dumont - de Daniela Herdy Pedrosa - Site: panoramio.com/photo/5492101) —, descobri uma fotografia da Rua Santos Dumont, antiga Rua dos Romanos. Descoberta importante, pois, a partir dela, da fotografia, pude retornar no tempo (ou retomar o) e perceber o quanto a minha infância e adolescência foram essenciais para o meu desenvolvimento de uma forma geral.

Naquela rua centenária de uma cidade do interior de Minas Gerais vivenciei alguns anos apreciáveis de minha infância e juventude, pois a minha família foi morar ali quando eu já contava oito anos de idade. Desta rua (de minha “casa inesquecível”, “de minha casa primordial”, só para me lembrar das asserções do filósofo francês Gaston Bachelard) saímos para o Rio de Janeiro, quando o mundo começava a se descortinar diferenciado para mim (apesar dos inúmeros problemas gerais sócio-vitais que me enlaçavam e continuaram a incomodar-me ao longo dos anos).

Mas, estou aqui a lembrar-me da Rua Santos Dumont de Carangola, em Minas Gerais.

Da varanda da casa de meus pais eu via o mundo passar diante de meus olhos. Na época da infância, além dos estudos (nos anos iniciais de minha formação, fui aluna nota dez, às vezes, nota nove e meio, outras vezes, nove), a minha vida se resumia em brincar despreocupadamente com as minhas colegas da Escola — até aos onze anos, mais ou menos — e conversar com as pessoas amigas que passavam na Rua Santos Dummont.

Enfim, são lembranças inesquecíveis! Um dia desses, com a permissão indispensável dos carangolenses presentes e ausentes de meu passado dourado, contarei outros episódios...

Um comentário:

  1. Neuza,

    Por gentileza, preciso confirmar que são os Moura, da cidade de Carangola. Você saberia me informar?. Infelizmente ainda não consegui o livro da cidade. Você conhece alguém por ai que tem o sobrenome MOURA?. Agradeço desde já.

    ResponderExcluir