Quer se comunicar com a gente? Entre em contato pelo e-mail neumac@oi.com.br. E aproveite para visitar nossos outros blogs, o "Neuza Machado 2", Caffe com Litteratura e o Neuza Machado - Letras, onde colocamos diversos estudos literários, ensaios e textos, escritos com o entusiasmo e o carinho de quem ama literatura.

sábado, 20 de novembro de 2010

DE VOLTA PARA O PASSADO: O AVÔ NEGRO DE ANTOINZINHO PAPAI - 5

DE VOLTA PARA O PASSADO: O AVÔ NEGRO DE ANTOINZINHO PAPAI - 5

NEUZA MACHADO

Fotografia de meu Antoinzinho Papai


Neste Dia da Consciência Negra, desejo que os leitores de meus três Blogs conheçam alguns trechos da História de Antônio, uma narrativa escrita por meu Antoinzinho Papai. Meu pai legou-me dois cadernos manuscritos (os quais tive a honra de lê-los, enquanto os digitava) em que ele narra, a partir da figura de seu bisavô materno, o rico fazendeiro português João Pereira da Cunha, a trajetória de sua senhorial família - o caminho da riqueza à pobreza, por ocasião da Abolição da Escravatura.

Nos primeiros capítulos, meu pai relata o início de vida do português João Pereira da Cunha (o Sinhô João Pereira Barba de Argolão) em Minas Gerais (certamente, um novo cristão, via sobrenome de família), fala das terras virgens aposseadas que o bisavô adquiriu, fala dos escravos de sua Fazenda, do casamento do bisavô português com a mestiça Antônia, da família que formaram, etc. Entretanto, a parte mais triste da narrativa de meu pai refere-se ao seu avô Joaquim Pereira, o Sinhô Mulato. Esse avô Joaquim Pereira morreu louco por ocasião da Abolição da Escravatura.

Sobre esse avô de meu pai, ouvi muitas histórias terríveis. Ele foi um Sinhô muito ruim para com os escravos de sua Fazenda. Segundo o meu pai, que o conheceu, ele não se conformava com a sua cor bronzeada e com o cabelo crespo. Até uns trinta anos atrás, os moradores mais velhos de Divino do Carangola ainda se lembravam do Fazendeiro Maluco Mestiço Joaquim Pereira. Hoje, não! Os meus parentes mais jovens, moradores em Divino e adjacências, desconhecem essas histórias de nossa família.

Para os leitores do Blog, eis os trechos destacados:


A HISTÓRIA DE ANTÔNIO

ANTÔNIO DE SOUSA COSTA


Na década de 1840 chegava à extensão de terra sem dono, que depois se tornaria a Fazenda Cachoeira, Município de Carangola, Estado de Minas Gerais, João Pereira, vulgo Barba de Argolão. Ele vinha de Ponte Nova, Minas Gerais, escoltando sessenta escravos que pertenciam a ele. Com uma autorização imperial bem guardada em sua mala, naquele local fixou residência, pouco abaixo da Cachoeira. Com o documento de posse nas mãos, construiu um casarão que abrigou toda a sua família e agregados. Fez também uma grande sanzala que era a residência dos escravos. João Pereira, vulgo Barba de Argolão, era português, casado com uma mestiça, filha de índio com negro, por nome Antônia, mas era chamada de Antoninha. Desse matrimônio nasceram sete filhos, sendo quatro homens e três mulheres. Nomes dos homens: Joaquim, Sebastião, João e Manuel. Nomes das mulheres: Joana, Antônia e Luiza. Carangola, até hoje em dia, é conhecida como uma cidade da Zona da Mata Mineira. Naquele tempo era mata virgem cerrada, com poucos moradores. A terra era posseada. O Governo da Regência Imperial oferecia as posses para os súditos portugueses. Cada morador português remarcava o seu pedaço de terra o quanto queria. João Argolão, como era chamado, tendo ele muitos escravos, demarcou uns quinhentos alqueires de terra. As divisas eram águas vertentes. Com os seus escravos, ele fez uma picada nos altos. De distância em distância, ele cortava uma árvore das mais grandes e dizia para os escravos: “– Esta é a divisa que tem que ser respeitada”. E, assim, formou uma grande Fazenda que, até hoje, tem o nome de Fazenda Cachoeira.

Mas teve poucos anos de vida, pois, sendo ele bastante severo com os escravos, duas escravas feiticeiras fizeram feitiço para que ele morresse. E morreu mesmo. Esta história da morte de João Argolão foi assim. Ele saiu da Fazenda para ir ao Divino de Carangola, para fazer umas compras, e as duas escravas ficaram tramando o feitiço, e dizia uma para a outra: “– Nhô-nhô saiu de casa com as pernas dele, mas não entra em casa com as pernas dele”. E tudo isto aconteceu. Elas foram pra debaixo do poleiro das galinhas, apanhavam penas das galinhas, e sempre dizendo: “– Ele não entra com suas pernas”. E tudo isto aconteceu. Quando ele chegou em casa, que foi apear do cavalo, caiu ao chão, e foi carregado até a sua cama, e dali foi para o cemitério. Joaquim, sendo o mais velho dos irmãos, ficou administrando a Fazenda. Joaquim era casado com Maria Brasilina de Jesus. Joaquim também era severo com os escravos (apesar de seu parentesco com seus próprios escravos, já que sua mãe Antônia era mestiça), batia nos escravos amarrados num topo, e sem piedade. Um dia, as duas escravas quiseram fazer uma vingança, mas não com ele. Dessa vez, elas quiseram matar a esposa dele, Maria Brasilina, que ficou doente e foi pra cama. Estava mesmo a ponto de morrer, mas, Joaquim, desconfiou das duas escravas, e disse pra elas: “– Se Maria morrer, eu vou acender uma fogueira e vou jogar vocês duas vivas dentro do fogo”. Sabendo que ele falava e cumpria o juramento, elas desmancharam o feitiço, e, em poucos dias, Maria Brasilina estava salva daquele mal.

Joaquim dirigiu a Fazenda até o ano de 1888 daquela Era, pois veio a liberdade dos escravos, decreto-lei pela Princesa Isabel, no dia 13 de maio de 1888. Com a liberdade dos escravos, Joaquim ficou perturbado do cérebro. Como era estudado, reuniu os escravos no terreiro da Fazenda e começou falando discurso, e dizia para os escravos: “ – Hoje vocês têm liberdade, são senhores de si, fazem o que querem, mas, eu não dou nem um ano e vocês estarão matando uns aos outros”. E, conforme ele previu, isto aconteceu. Os escravos iam para as vendas de cachaças, bebiam até se embriagarem e, na volta para casa, brigavam e esfaqueavam uns aos outros.

Joaquim estava com cinquenta anos quando veio a liberdade dos escravos. Sabendo que não tinha mais negro para trabalhar, ficou tão perturbado, que saiu de casa fazendo desordem, bebendo bebida alcoólica, brigando, batendo e apanhando. Ficou mesmo louco. Chegou até Ponte Nova. De lá, veio a notícia para os irmãos e os filhos, que foram buscá-lo. Sebastião, filho, e Marcolino, genro, saíram em busca de Joaquim, e levaram Antônio Barbosa, que era casado com uma sobrinha de Joaquim, e foram os três até Ponte Nova. Pegaram ele e amarraram os braços atrás, e voltaram com ele para casa. Mas, em certa distância, ele embirrou, fazendo manha, não querendo andar. Eles tiveram então a idéia de surrá-lo. Sebastião e Marcolino saíram de perto, pra não verem ele apanhar, e Antônio Barbosa deu nele uma coça de vara de guaxima, e, assim, conseguiram fazer ele andar, e chegaram em casa. Prenderam-no dentro de um quarto, amarraram uma corrente na cintura dele, e ali ele ficou seis meses preso. No decorrer desse tempo, ele parou de falar, ficou calmo, e assim Sebastião e Marcolino soltaram ele. Isto era no Inverno. Quando chegava o Verão, ele começava a andar, falando sozinho, sem ninguém estar ao seu lado. E quando ele chegava aonde tinha pedra, percebendo que estavam procurando por ele, para prendê-lo, jogava pedra em todos que se aproximavam; ninguém chegava perto, pois ele jogava pedra. Joaquim era alto, forte e muito musculoso. Para prendê-lo, tinha que ser por traição. Reuniram-se os filhos e os vizinhos para prendê-lo. Uns fizeram frente a ele, outros foram pela retaguarda e jogaram um laço nele e puxaram. Joaquim pegou e deu um puxão e derrubou todos que estavam segurando o laço. Isto foi só nos primeiros anos. Depois, no decorrer dos tempos, não havia mais dificuldade para prendê-lo. Sebastião e Marcolino prendiam-no com facilidade. Era de seis em seis meses. Isto durou trinta anos, até à morte dele, quando já contava uns oitenta anos.

Joaquim Pereira da Cunha, nome completo, casado com Maria Brasilina de Jesus. Tiveram nove filhos, sendo seis homens e três mulheres. Nome dos homens: João, Sebastião, Joantônio, Luís, Raimundo e Manuel. Nome das mulheres: Antônia, que tinha apelido Antoninha (minha mãe), Olívia e Corina. João, sendo o filho mais velho, casou-se com Cecília e foi morar em Mutum, um lugar que fica ao Norte de Minas. Sebastião casou-se com Maria, apelidada Cota. Joãntônio casou-se com Maria, viúva de Manoel Lopes. Ela morreu, e ele casou-se pela segunda vez com Augusta, viúva de Antônio Amorim. Luís casou-se com Floripes. Raimundo casou-se com Antoninha, e Manoel casou-se com Conceição. A filha Antoninha casou-se com José de Souza Costa, apelido Zeca (estes foram os meus pais). Olívia casou-se com Marcolino. Corina casou-se com Antônio, apelidado Antônio Carabineiro. Estes são os nomes dos filhos e filhas de Joaquim Pereira da Cunha e de Maria Brasilina de Jesus (meus avós por parte materna).

(...)

Voltando ao João Argolão: Quando o João Argolão veio de Ponte Nova para o Divino de Carangola, com sua família, trouxe também seu irmão por nome Manoel, mais moço que ele. Seu irmão era solteiro e ficou morando junto com sua família. Manoel, sendo tio de Joana, começou a amá-la, e ficou mesmo apaixonado por ela. João Argolão, vendo que aquele amor entre tio e sobrinha podia acabar mal, tratou de fazer o casamento. Deu a parte melhor da Fazenda pra eles morar. Desse matrimônio, nasceram cinco filhos: Antônio, Joaquim, Maria, Manuela e Joaquina. João Argolão deu alguns escravos pra eles, como presente. Manoel começou a trabalhar com seus escravos e formou uma boa Fazenda. Mas, não teve sorte de gozar de seu trabalho, pois morreu ainda moço, deixando a riqueza pra viúva e os filhos. Sendo Joana ainda moça, logo foi pedida em casamento. Casou-se com Sebastião Alves, que era um moço inteligente e muito trabalhador. Sebastião Alves aumentou a riqueza, fez engenho de moer cana, movido a água; fazia rapadura, cachaça; tinha também monjolo de fazer farinha de milho. Era um movimento bonito. Desse matrimônio de Joana com Sebastião, seu segundo marido, nasceram seis filhos, sendo cinco homens e uma mulher. Nome dos homens: Pedro, Manoel, Francisco, Ramiro e Jovelino. Mulher: Vitalina. Sebastião, ao envelhecer-se, ficou cego, mas, mesmo assim, não deixava de dar bons conselhos aos seus filhos, que, todos os dias, reuniam-se em sua presença, para tomar opinião sobre seus próprios negócios. E a Fazenda Cachoeira, que tinha o nome de Fazenda Cachoeira dos Pereiras, ficou sendo chamada Fazenda Cachoeira dos Alves, até o dia de hoje.

Esta história verídica foi-me contada pela minha avó Maria Brasilina de Jesus, sendo eu ainda menino, na idade de oito anos acima. Eu era muito curioso e queria saber de tudo, por isso, ficava fazendo perguntas, não só à minha avó, mas a todos os mais velhos, que tinham satisfação em me contar todo este passado, que eu trago em recordação. Agora, neste ano de 1984, estando eu aposentado, já com os meus setenta e quatro anos, não tendo nada a fazer, vou escrevendo esta história, que já se passou há mais de cem anos, uma parte, e a outra parte, pouco mais de cinquenta anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário