Quer se comunicar com a gente? Entre em contato pelo e-mail neumac@oi.com.br. E aproveite para visitar nossos outros blogs, o "Neuza Machado 2", Caffe com Litteratura e o Neuza Machado - Letras, onde colocamos diversos estudos literários, ensaios e textos, escritos com o entusiasmo e o carinho de quem ama literatura.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

DE VOLTA PARA O PASSADO: CARANGOLA - RUA DOS ROMANOS - 5

DE VOLTA PARA O PASSADO: CARANGOLA - RUA DOS ROMANOS

NEUZA MACHADO

(Fotografia de Joana Martins)


(ver a foto da Rua dos Romanos - de Daniela Herdy Pedrosa - Site: http://www.panoramio.com/photo/5492101)


Ainda a Rua dos Romanos de Carangola:

Lembrando-me aqui da Rua dos Romanos de Carangola, revejo nitidamente a Jane Mamãe confidenciando-me: “Tudo isto aqui (toda a extensão da Rua) pertenceu aos Romanos, um ramo familiar de meu pai, seu avô”. (Meu avô materno: Emiliano Martins Sant’Anna, filho do José Martins — Juca Martins —, Senhor do Córrego dos Martins no Final do Século XIX, um lugar das proximidades, talvez lá pelos lados da Cidade de Divino ou Espera Feliz, não sei!). E a Joana Mamãe continuava: “A ‘Velha Romana’ era a matriarca da família, e eu sempre ouvi o Papai (o Papai de Jane Mamãe: Emiliano Martins Sant’Anna) se referindo ao nosso parentesco com os Romanos de Carangola e com os Romanos de Juiz de Fora” (se é vero, não sei!, só pesquisando a minha variegada genealogia da Zona da Mata Mineira).

Nenhum comentário:

Postar um comentário