Quer se comunicar com a gente? Entre em contato pelo e-mail neumac@oi.com.br. E aproveite para visitar nossos outros blogs, o "Neuza Machado 2", Caffe com Litteratura e o Neuza Machado - Letras, onde colocamos diversos estudos literários, ensaios e textos, escritos com o entusiasmo e o carinho de quem ama literatura.

terça-feira, 1 de março de 2011

FELIZ ANIVERSÁRIO RIO DE JANEIRO CIDADE MARAVILHOSA

FELIZ ANIVERSÁRIO RIO DE JANEIRO CIDADE MARAVILHOSA

NEUZA MACHADO

Feliz Aniversário Cidade Maravilhosa!


Minha Bela Cidade do Rio de Janeiro!


Hoje eu quero esquecer a manifestação da face terrível de sua Natureza Tropical que nos afetou no mês de janeiro e exaltar as Belezas Sutis dessa mesma Entidade que somente os Nativos e os Adotivos têm o privilégio de pressentir. Os Problemas Climáticos e as Inércias Políticas não são suficientes para diminuir a Excelência de sua Beleza!

Minha/Nossa Cidade Maravilhosa conseguiu chegar aos seus 446 anos ainda com brilho no olhar, apesar das pálpebras cansadas, e com viço nas faces, a despeito da pele marcada pelos inúmeros desarranjos governamentais do passado século XX.

Você, minha Inigualável Cidade, deu a volta por cima e provou que, da combinação genética do branco-negro-e-índio, acrescido do idioma português e das primeiras contribuições linguísticas indígena e africana, e de muitos outros acréscimos estrangeiros que vieram depois, surgiu uma Alma que é a síntese da essência dessas inúmeras culturas: o Povo Carioca.

O carioca, que de bobo não tem nada, ficou no Plano da História do século XX esperando o momento certo de brilhar pra valer, assim como quem acabou de perder a condução e fica na expectativa de uma outra melhor, e, como quem espera com convicção sempre alcança, persistindo em sua luta diária, desde o início do século XXI conseguiu vencer e convencer seus políticos de que merecia um muito de cuidado e atenção (o que nem sempre recebeu anteriormente: prédios históricos abandonados ou demolidos, calçadas centenárias sendo destruídas em nome de um pretenso progresso, praias mal cuidadas e outros males), os quais (os políticos), depois dessa persistência, passaram a olhar o Povo e a Cidade com outros olhos... E, desde que o Rio de Janeiro foi escolhido para ser a Sede das Olimpíadas em 2016, muitas obras já se iniciaram e muitas outras irão se fazer. É esperar para ver!

E é por causa desse Povo Cordial, que não faz alarde de suas vitórias (apenas as comemora com entusiasmo e alegria), que prefere perder a condução, mas não deixa de apreciar um lindo por de sol, é exatamente por causa desse Povo Ímpar que a nossa Cidade é Maravilhosa.

E para comemorar mais um ano de vida de minha/nossa Cidade, é bom relembrar uma de suas canções mais famosas: a VALSA DE UMA CIDADE, escrita e musicada com raríssima inspiração por Ismael Neto e Antônio Maria, aqui apresentada na voz da cantora paulista Rita Lee.




VALSA DE UMA CIDADE

Autores: Ismael Neto e Antônio Maria


Vento do mar no meu rosto
E o sol a brilhar, brilhar
Calçada cheia de gente
A passar e a me ver passar

Rio de Janeiro, gosto de você
Gosto de quem gosta
Deste céu, desse mar,
Dessa gente feliz

Bem que eu quis escrever
Um poema de amor e o amor
Estava em tudo que eu quis
Em tudo quanto eu amei
E no poema que eu fiz
Tinha alguém mais feliz que eu
O meu amor
Que não me quis

Em tudo quanto eu amei
E no poema que eu fiz
Tinha alguém mais feliz que eu
O meu amor
Que não me quis

Nenhum comentário:

Postar um comentário