Quer se comunicar com a gente? Entre em contato pelo e-mail neumac@oi.com.br. E aproveite para visitar nossos outros blogs, o "Neuza Machado 2", Caffe com Litteratura e o Neuza Machado - Letras, onde colocamos diversos estudos literários, ensaios e textos, escritos com o entusiasmo e o carinho de quem ama literatura.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

CARTINHA ANTIGA PARA RELEMBRAR O APAGÃO BRASILEIRO QUE A MÍDIA SENHORIAL QUER ESQUECER


CARTINHA ANTIGA PARA RELEMBRAR O APAGÃO BRASILEIRO QUE A MÍDIA SENHORIAL QUER ESQUECER
NEUZA MACHADO



















EPÍSTOLA AOS HOMENS DO FUTURO - RIO DE JANEIRO, 04 DE NOVEMBRO DE 2001
NEUZA MACHADO

Meus Amigos do Futuro do Brasil Varonil, conforme o prometido eis-me aqui novamente. No momento exato em que começo esta minha Cartinha, neste exatíssimo 04 de Novembro de 2001 (Primeiro Anno do Século XXI), na Cidade Cariocjônia do Rio de Janeiro, o minúsculo relógio digital de meu telefone celular marca vinte e uma hora e trinta minutos. Relógios digitais, telefones celulares, microondas [um forno (incrível invenção!) que cozinha os alimentos em questão de segundos], computador, et cœtera, etc, serão, no Futuro Sem-Muro aí de Vocês, aparelhos fora de moda, porque, certamente, Vocês, Brasileses estudados e inteligentes, já terão inventado objetos similares mais sofisticados, e, alguns de Vocês (os realmente interessados em conhecer o Passado do Brasil Varonil), buscando informações desta minha realidade temporal, deste 04 de Novembro de 2001, acharão muita graça de nossas invenções ultrapassadas.

Entretanto, neste exato momento (04 de Novembro de 2001), são vinte e duas horas e cinco minutos ― horário de Verão no Brasil Varonil ― e eu estou, aqui, a cogitar, selecionando os Acontecimentos do Dia, ansiosa por enviar-lhes notícias interessantes.

Diferente dos outros Domingos, hoje (04 de Novembro de 2001), o Sol hipercariocjônio não iluminou a Cidade Maravilhosa do Rio de Janeiro. Choveu o dia todo. É noite e ainda chove na minha Terra, ainda!, abençoada por Deus. Espero que chova bastante perto das grandes Usinas Hidroelétricas, para que a luz da Esperança Em Dias Melhores volte a reinar em nosso cotidiano, o qual, no momento, infelizmente!, se encontra sem muitas perspectivas iluminadas.

Meus Amigos, como já lhes disse, em uma outra Cartinha, estamos vivendo uma situação de Economia de Luz. Desde o Mês de Junho de 2001, economizamos Luz Elétrica (para os poucos muuuuuuito ricos), para que não ocorra o apagão, ou melhor, a Falta de Luz nos Lares, a Escuridão Total. É bem verdade que, apesar da exigência de economia de luz elétrica, a Megalópole Cariocjônia continua iluminada: os Prédios Públicos, os Letreiros Luminosos, as Ricas Mansões dos Riquíssimos Bilhardários, os Belos Cumes de minha Polis Maravilhosa, repletos de Luzinhas Elétricas, e Muitos Outros Locais, permanecem, continuamente, Iluminados.

Na verdade, Meus Amigos do Futuro Sem-Muro do Brasil Varonil!, neste Anno de 2001 (não s’esqueçam da data desta Cartinha) apenas a classe pobre ― a antiga classe média ― foi obrigada a fazer economia (estamos esperando o dia em que aqui a Luz Benfazeja seja para todos!). Existe uma quota prevista para os inglórios assinalados do Destino (e eu, Sofressora Mulher do Brasil Varonil!, me encontro entre esses assinalados). A base da tal quota foi elaborada a partir do gasto de eletricidade ― de cada residência ― ocorrido no Mês de Junho de 2000 (atenção: eu informei-lhes corretamente a data: Mês de Junho de 2000). Por exemplo, se a quota foi pequena no tal mês, os ingloriosos assinalados do Destino só poderão gastar aquele percentual ― todos os meses ― até que o governo do Fernando Henrique Cardoso determine o fim da economia (para a solução dos problemas monetários dos poucos muitíssimos ricos do Brasil Varonil). Ocorre que os Privilegiados da Boa Sorte deste Anno de 2001 ― haja Sorte! ― gastaram bastante eletricidade no tal mês de junho de 2000 e, já que Gastaram Muuuuuuita Luz, os Tais poderão usufruir a luz elétrica racionada sem grandes perdas; bastarão desligar alguns condicionadores de ar e tudo estará resolvido. Os inglórios pobres coitados do Brasil Varonil que se arranjem neste Anno de 2001 e no Próximo Anno de 2002 e façam economia!

Mas, Graças a Deus!, o tempo interstício está ameno e o calor abrasador ainda não fez a sua entrada triunfal no Rio de Janeiro. Só não sei o que faremos quando o Caloroso Sol Flamejante vier nos visitar. Como agraciá-lo com a nossa amável acolhida, se não recebermos, daqui a um mês (Mês de Dezembro de 2001), autorização para ligar nossos humildes ventiladores?

Oh! Meus Amados Brasileses do Futuro Sem-Muro! Estou aqui a me preocupar com a possibilidade de um apagão, enquanto milhares e milhares de Seres Humanos, inclusive e principalmente aqui no Brasil, neste Anno 2001 (pesquisem este meu tempo inglório aí no Futuro de Vocês, por favor!), não têm o que comer. A Guerra continua no mundo. As doenças incuráveis continuam. Os deserdados da sorte estão morrendo à míngua. As infelizes crianças de algumas regiões do Oriente Médio vão sendo treinadas para a Guerra e já manejam armas mortíferas (pesquisem, por favor!). As crianças da região de conflito do Oriente Médio não receberam permissão para sonhar com o Futuro Sem-Muro radioso. Não saberão como escrever suas Cartinhas para os Homens do Longínquo Futuro Sem-Muro. Não conseguirão (as Crianças do Oriente Médio deste 2001), jamais!, pelo menos neste momento, imaginar a possibilidade de conforto para as Crianças do Futuro. O Futuro não existe para esses infelizes pequeninos do Oriente Médio. Existe a Guerra. São crianças e não brincam como crianças!; passam fome e sede (a água é escassa), não têm nenhuma esperança e não sonham com dias felizes. E eu, neste 04 de Novembro de 2001 (não s’esqueçam da data!), uma insignificante sofressora brasilesa desta Era de Calamidades Sem Conta, estou aqui preocupada com pequenos probleminhas cotidianos, com a possibilidade de falta de luz intersticial.

Mas, um Herói irá se sobressair no meio de todo esse alvoroço (não s’esqueçam de minha premonição, escrita para Vocês neste 04 de Novembro de 2001) e gritará a sua Sentença de Paz. Quando esse dia chegar (se Deus assim o quiser e Ele há de querer!), estarei a postos, para relatar-lhes o Acontecimento.

Aguardem novas notícias no Domingo que vem. Espero que vocês recebam aí no Futuro Sem-Muro Glorioso do Brasil o meu Profundo Amor Transecular!


ODISSÉIA MARIA, conforme a Lei, filha de Antônio Aquileu e Jane Briseides, ambos descendentes de Indomáveis Caçadores Mui Másculos e Corajosos de Onças Pintadas e Jaquatiricas Noturnas de Minas Gerais, uma região paradisíaca, ímpar, maravilhosa, sem-igual, situada na parte Leste do Brasil Varonil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário