Quer se comunicar com a gente? Entre em contato pelo e-mail neumac@oi.com.br. E aproveite para visitar nossos outros blogs, o "Neuza Machado 2", Caffe com Litteratura e o Neuza Machado - Letras, onde colocamos diversos estudos literários, ensaios e textos, escritos com o entusiasmo e o carinho de quem ama literatura.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

NELSON RODRIGUES: O GRÃ-FINO NÃO QUER NADA COM O BRASIL



NELSON RODRIGUES: O GRÃ-FINO NÃO QUER NADA COM O BRASIL

NEUZA MACHADO
 

 

Aos meus leitores-blogueiros (os permanentes e os passantes) recomendo as leituras das sempre atualíssimas crônicas do incomparável Nelson Rodrigues. Leiam o trecho abaixo da crônica “O Grã-fino Não Quer Nada Com o Brasil” e me digam depois se não tenho razão. Por exemplo: mesmo tendo sido publicada em um jornal do Rio de Janeiro, em maio de 1975 (1975: atentem para a data da publicação, por favor), pelo meu ponto de vista, esta crônica de Nelson Rodrigues continua impecavelmente atual. Posso afirmar-lhes que, mesmo agora, com o Brasil alcançando um patamar mais elevado em termos mundiais, e o povão brasileiro já vivendo uma melhor situação financeira, o grã-fino brasileiro, hoje integrante da pequena elite endinheirada (é bem verdade que estou generalizando), repito, o grã-fino brasileiro ainda não quer nada com o Brasil. Para o grã-fino brasileiro, seria melhor que o Brasil continuasse como na época de Nelson Rodrigues, ou seja, com os milhões de brasileirinhos pobres e famintos trabalhando quase de graça para ele, o rico grã-fino brasileiro-estrangeiro.

Leiam com atenção e lembrem-se do mês e ano em que Nelson Rodrigues escreveu esta crônica: maio de 1975.

 
O GRÃ-FINO NÃO QUER NADA COM O BRASIL

Nelson Rodrigues

          Amigos, se eu mandasse numa redação, havia de encomendar a seguinte enquete: – que ideia faz o brasileiro de si mesmo? Eis uma pergunta, simples pergunta que, entretanto, abre uma janela para o infinito. O próprio leitor há de estar se apalpando como para certificar-se dos seus imensos defeitos e escassas virtudes.

Os idiotas da objetividade poderão rosnar pelos cantos: – “Exagero e piada.” Nem uma coisa, nem outra. O brasileiro pode ser generoso; e o é. Pode ser manso, piedoso, romântico. Sim, é tudo isso e muito mais. Há pouco tempo, fui a um palácio, na Gávea. No meio do jardim, há uma estátua de mulher nua; e nas noites frias, a mulher morre de frio. Muito bem. Entrei com secreta depressão. Depressão que, aliás, não tinha nada de misterioso. Naquela festa eu era o único plebeu. Chego, dou quatro passos e ouço a voz feminina: – “Como vai esse reacionário?” Tenho esta fama e não a contrario. Pelo contrário: – sempre que posso invento um pigarro, alço a fronte e digo: – “Sou, antes de tudo, um reacionário.” Não sê-lo, em tal mundo, é uma provação, só comparável às de Jó.

Estou conversando com a dona da casa, quando aproxima-se o marido. Saudou-me: – “Como vai esta flor da reação?” Respondo, firme: – “Flor, não sei. Da reação, sim.” O dono da casa puxou-me: – “Estão te chamando. É uma discussão bacanérrima.” Levou-me para um grupo. No primeiro momento, percebi que lá se discutia sobre o Brasil. Querem saber se diziam bem do Brasil ou mal do Brasil? Diziam horrores. Uma grã-fina perguntou-me: – “Você não acha, Nelson, que o Brasil é um país de quinta ordem?” A partir do momento em que uma pessoa diz algo parecido, amarro a cara. Falei sério: – “Minha senhora, eu acho que, até 2000, o Brasil será o que são hoje os Estados Unidos e a Rússia.” Foi um escândalo ao redor. Como era um grupo de paus-d’água de ambos os sexos, perguntaram-me: – “Você bebeu?” Outro, altíssimo, balançava diante de mim: – “Nelson, não acha o brasileiro um cafajeste?” Em suma, e para não tomar o tempo do leitor: – comecei a desconfiar que o grã-fino não quer nada com o Brasil e vive em exílio na própria terra.

(...)

(RODRIGUES, Nelson (Org.: Sonia Rodrigues). Brasil Em Campo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012: 55)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário