Quer se comunicar com a gente? Entre em contato pelo e-mail neumac@oi.com.br. E aproveite para visitar nossos outros blogs, o "Neuza Machado 2", Caffe com Litteratura e o Neuza Machado - Letras, onde colocamos diversos estudos literários, ensaios e textos, escritos com o entusiasmo e o carinho de quem ama literatura.

segunda-feira, 8 de abril de 2013

A HISTÓRIA DE ANTÔNIO: JOÃO MARTINS E A GLORIOSA CAÇADA



A HISTÓRIA DE ANTÔNIO: JOÃO MARTINS E A GLORIOSA CAÇADA


ANTÔNIO DE SOUSA COSTA

 

 


Passamos a falar sobre caçadas de bichos do mato: Juca (José) Martins e seu irmão João Martins saíram da Fazenda Maranhão, uma propriedade de Juca Martins, e foram os dois até a Fazenda Cachoeira, propriedade de João Argolão. Não era um passeio de cortesia, era somente para se divertirem com caçada de bichos do mato.

 

A Fazenda Maranhão do fazendeiro Juca Martins localizava-se no Município de Carangola, distante (bem longe!) da Fazenda Cachoeira uns quarenta e cinco quilômetros mais ou menos. Era uma viagem de quase um dia. Mas, eles tinham bons animais de sela, e tinham, também, animais de carga. Para fazerem essa viagem, eles levaram um empregado (para cuidar dos animais) e um burro de carga carregado com mantimento e caixa de cozinha (que era para fazer comida em caso de emergência).

 

Era um costume, do povo daquela época, quando fazia uma viagem por mais de um dia, levar um ou dois burros de carga, carregados com mantimento, conforme o número de gente que houvesse na comitiva. Mas, Juca Martins e seu irmão levaram, também, cachorros-caçadores de anta e de outros bichos.

 

Chegaram então à Fazenda Cachoeira, e foram bem recebidos por João Argolão e sua família. Soltaram os animais e foram até a barra da cachoeira. Ali, tomaram um banho, trocaram de roupas, e voltaram para o jantar. Sinhá Antoninha, a esposa de João Argolão, já estava com a janta preparada. Naquele tempo, não se usava mesa nas Fazendas da Zona da Mata Mineira. Os fogões eram muito grandes e, assim, sobrava lugar para depositar as panelas, e cada pessoa se servia a seu gosto, à vontade. A cozinha de Sinhá Antoninha Mulata, minha bisavó, era muito grande, e, encostados na parede, havia bancos de madeira, compridos, para as visitas se sentarem. João Argolão chamou Juca Martins e seu irmão João Martins, também o empregado de Juca Martins, e mais alguns que estavam na sala, e todos entraram na cozinha de Antoninha. E João Argolão disse: “– Acá é no fogão mesmo! Cada um vai se servindo à vontade”. E todos se serviram à vontade, conforme o costume da roça.

 

Depois, voltaram para a sala e conversaram até tarde da noite. O assunto dos fazendeiros ali reunidos era só as caçadas de bichos do mato. E combinaram em ir até a um lugar chamado Bom Jesus da Samambaia para fazerem uma caçada de anta ou outros bichos. Eles tinham cachorro ensinado para caçar qualquer qualidade de bichos.

 

Assim que amanheceu o dia, tomaram café, fizeram um lanche reforçado, trataram bem dos cachorros, e seguiram para o lugar chamado Samambaia. Passaram pela Fazenda de Ernesto Gomes (que era também caçador), reuniram-se com os Martins Vianas (que eram também caçadores), e formaram um grande grupo de caçadores, e foram até Samambaia. Naquela época, Samambaia tinha poucos moradores, e quase todos os fazendeiros de porte, morando longe uns dos outros. O resto todo era mata virgem, com bicho de toda espécie, e os caçadores podiam caçar à vontade, sem proibição de ninguém.

 

Em Samambaia, eles fizeram muitas caçadas durante dois dias. Eles matavam os bichos, traziam para o acampamento, e, ali, eles preparavam os bichos; salgavam e punham dentro dos balaios, para trazer pra casa.

 

Nesse intervalo, além de acamparem em Samambaia, eles fizeram mais dois outros acampamentos: um em Bom Jesus da Samambaia (um lugar perto do Arraial da Samambaia), e o outro, em lugar por nome Lubrina [Neblina], aonde tinha uma represa de água que era denominada Tanque do Boiadeiro, porque tinha morrido um homem boiadeiro afogado naquela represa.                                

 

Em Bom Jesus da Samambaia, eles ficaram caçando também dois dias. Mataram muitos bichos, fazendo o mesmo processo anterior, preparando os bichos, tudo muito bem, salgando e depositando-os dentro dos balaios.

 

Dali, da Samambaia, eles foram até a Lubrina e acamparam perto do Tanque do Boiadeiro, e soltaram os cachorros, e ficaram esperando, perto do acampamento.

 

E não levou muito tempo, os cachorros jogaram uma anta dentro da represa. A anta encostou aonde ela pode resguardar as costas, e passou a enfrentar os cachorros, qualquer um que se aproximasse dela. E os caçadores não podiam atirar, pois corria o risco de pegar chumbo em algum cachorro. E, assim, o bicho estava levando vantagem sobre os cachorros. E, em um tal momento, um dos cachorros, um mais aventureiro, aproximou do bicho, e agarrou no bicho, e tava naquela luta, e o cachorro tava levando desvantagem, pois a anta era muito mais forte que os cachorros, e tem uma tromba quase igual tromba de elefante, e pegou o cachorro mais aventureiro que tinha se atracado com ela. E João Martins, irmão de Juca Martins, avançou para cima da anta, com um facão na mão, e montou em cima da anta, dando com o facão na cabeça da anta até ela não se mexer mais. E, assim, eles voltaram até a Fazenda Cachoeira com o burro carregado de carne de bichos do mato. Fizeram uma grande festa, porque a caçada teve grande êxito.

 

Esta história foi contada por muitos do lugar, durante muitos anos, porque um homem arriscando sua própria vida, para salvar um cachorro de estimação das garras de um bicho feroz, é um acontecimento que se deve glorificar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário